segunda-feira, 27 de abril de 2009

Dia de Los Muertos

O Dia dos Mortos (El Dia dos Mortos ou Dia de Todos os Santos) é um feriado celebrado no México e por latinos que vivem nos Estados Unidos e Canadá. As férias incide sobre encontros de família e amigos para rezar e lembrar de amigos e familiares que já morreram.

.

A festa ocorre no dia 31 de outubro a 2 de novembro, em ligação com o feriado católico do Dia de Todos os Santos e Dia de Finados, que acontece no dia 2. As tradições incluem edifícar altares homenageando o falecido, utilizando crânios de açúcar, margaridas, o favorito alimento e bebida do homenageado, e visitas a sepulturas com estas oferendas.

.


Estudiosos rastrearam a origem da moderna festa nos indígenas através da observância, que remonta milhares de anos, num festival asteca dedicado a uma deusa chamada Mictecacihuatl.

.

Feriados semelhantes são comemorados em muitas partes do mundo, por exemplo, é um feriado (Dia de Finados) no Brasil, onde muitos brasileiros comemoram, visitando cemitérios e igrejas. Na Espanha, há festas e desfiles, e no final do dia, pessoas se reúnem em cemitérios e rezar pelos seus entes queridos que morreram. Observâncias semelhantes ocorrem noutros países da Europa e nas Filipinas e, similarmente, festas temáticas aparecem em muitas culturas asiáticas e africanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário